segunda-feira, 31 de maio de 2010

Transtorno Bipolar


Antigamente designado como doença maníaco-depressiva, o transtorno bipolar é um transtorno cerebral que causa oscilações fora do comum no humor, energia e na capacidade de funcionamento de uma pessoa. Diferentemente dos altos e baixos normais por que passam todas as pessoas, os sintomas do transtorno bipolar são graves. Eles podem ocasionar danos aos relacionamentos, desempenho insuficiente no trabalho ou na escola e até mesmo suicídio. No entanto, temos boas notícias: o transtorno bipolar pode ser tratado e as pessoas portadoras dessa doença podem levar uma vida normal e produtiva.
Mais de 2 milhões de adultos norte-americanos,1 ou cerca de 1% da população de 18 anos ou mais num ano qualquer,2 apresentam o transtorno bipolar. Esse transtorno se manifesta tipicamente no final da adolescência ou início da idade adulta. Entretanto, algumas pessoas têm seus primeiros sintomas durante a infância e algumas os apresentam mais tardiamente na vida. Muitas vezes ele não é reconhecido como doença e as pessoas podem portar a condição anos a fio antes que ela seja corretamente diagnosticada e tratada. Assim como a diabete ou as doenças cardíacas, o transtorno bipolar é uma doença de duração longa, que tem de ser controlada cuidadosamente durante a vida da pessoa.

“A doença maníaco-depressiva distorce humores e pensamentos, provoca comportamentos terríveis, destrói a base do pensamento racional e com grande
freqüência mina o desejo e a vontade de viver. Esta é uma doença que é biológica em sua origem, porém tem uma característica psicológica em sua vivência; uma doença que é singular por conferir vantagens e prazer, trazendo porém em seu rastro um sofrimento quase que insuportável e, não raro, suicídio.”
“Sou afortunada por não ter morrido da minha doença, afortunada por ter recebido os melhores cuidados médicos disponíveis e afortunada por ter os amigos, colegas e familiares que eu tenho.”


Referência:

Kay Redfield Jamison, Ph.D., An Unquiet Mind, 1995, pg. 56. (Reimpresso com permissão de Alfred A. Knopf, uma divisão da Random House, Inc.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário